Um trabalho exemplar

Orson Peter Carrara

Convidado para proferir palestra em Osasco-SP, estive pessoalmente no Lar Jesus entre as crianças, cujo complexo comporta um centro espírita, uma creche e um departamento de reciclagem e bazar de móveis e roupas, como fonte de receitas, entre outras, para manutenção da entidade.

O que mais nos impressiona nestas viagens de visitas a instituições espíritas é realmente o poder de sensibilização que a Doutrina Espírita exerce sobre seus adeptos. O contato com o Espiritismo realmente inspira ações de promoção humana, valorizando iniciativas que atenuem as dificuldades humanas. Isto sem falar, é claro, do que a Doutrina oferece em termos de conhecimento e crescimento moral para aqueles que dela se aproximam.

Pois bem, a instituição que visitamos em Osasco mantém, pois, uma creche que atende atualmente quase 150 crianças na faixa etária de 0 a 14 anos, das 6 às 18 horas, gratuitamente, com amplo atendimento educacional, de saúde, alimentação, de tratamento dentário e também profissionalizante que, além de cursos oferecidos para os próprios alunos, também atende a comunidade do bairro, especialmente em cursos de informática. Contando com um bom quadro de voluntários e funcionários, a entidade foi fundada em 3 de setembro de 1958 pelo alemão Johan Kaufmann.

Kaufmann nasceu na cidade alemã de Buhlertann, em 30 de janeiro de 1900, e vivendo posteriormente os horrores da guerra, guardou consigo o projeto de fundação de asilos para amparar idosos carentes. E chegou a fundar várias dessas instituições, em diversos países. Homem caridoso, sempre preocupado com o próximo, sua vida foi exemplo de caridade e amor ao próximo. Em Osasco, deixou sua última obra também concretizada: fundou o Lar Jesus entre as crianças, acolhendo a primeira criança no mesmo ano de 1958.

Atualmente, a instituição possui microônibus próprio para transporte das crianças, um caminhão para coleta e entrega de material reciclado, além da sede com extensa área construída onde se distribuem as atividades. O ambiente reinante é de fraternidade, o grupo demonstra estar unido e perfeitamente inspirado pelo ideal espírita. O Centro Espírita mantém reuniões de estudos e palestras de divulgação. Há um cuidado especial com a divulgação, pois a entidade também mantém livraria e biblioteca, além de coral e um boletim informativo. E não é só. Há também um site que podemos visitar pela Internet: www.larjesuscriancas.org.br .

Uma curiosidade é que a sede está situada em rua com o nome do fundador: Rua João Kaufmann, 437, no bairro Rochdale. O telefone para contato é 0 xx 11 3687-8261 ou e-mail ajude@larjesuscriancas.org.br . Nosso querido irmão Raul lá está, sempre de plantão, trabalhando, juntamente com operosa equipe de dedicados seareiros.

Vale destacar que o trabalho de reciclagem realizado pela entidade chegou ser citada em publicação da Gota Projetos, uma empresa voltada para o desenvolvimento de projetos sociais voltados para o meio ambiente e cidadania (www.gotaprojetos.com.br) .

Por que um artigo citando especificamente uma instituição, quando há tantas que trabalham e também realizam modelares trabalhos em prol da coletividade e do pensamento espírita?

A resposta é simples: numa época de tantos desencontros, inclusive no próprio movimento espírita, precisamos desde já ir destacando as boas iniciativas, as boas obras, espalhar alegria, esperança, otimismo por toda parte, para vencer essa onda de desânimo e desentendimentos que ameaça instituições sérias e comprometidas com o ideal espírita. Para que destacar o erro, o equívoco, quando há tanto exemplo bom para ser disseminado? Comecemos, pois... Convido outros companheiros da imprensa a valorizarmos essas iniciativas, como, aliás, já tem sido feito, embora com pouca freqüência.

Para concluir, algo marcante aos leitores: ao final da palestra, motivados talvez pelo tema, a platéia - composta em sua maioria de trabalhadores e voluntários do grupo -, começou a abraçar-se mutuamente. Indaguei a razão. Resposta: é que nos sentimos uma grande família por aqui.

Pronto, eis o sentido do centro espírita: uma grande família!