Ação espírita

Orson Peter Carrara

de Mineiros do Tietê, SP

Este foi o tema da 18.ª CONRESPI em Matão nos últimos feriados do Carnaval. Vivemos a honra de constatar uma vez mais os efeitos da fraternidade. Pessoas convivendo o mesmo ideal. Que maravilha!

Estes eventos tem o grande mérito de aproximar os espíritas e isto tem sido muito salutar para o movimento, pois que aproximando os companheiros, estimula de maneira muito forte a continuidade das tarefas e o fortalecimento dos grupos.

Quem participa de eventos dessa natureza (que aliás, diga-se de passagem dão algum trabalho aos organizadores, pela própria bagagem de providências e preocupações), sempre retorna fortalecido, pois colhe ali recursos, idéias e inspirações para sua própria vida e para a sociedade espírita onde integrado.

É de muita utilidade que os Centros Espíritas organizem eventos desta natureza, mesmo que com menor carga horária. Um sábado a tarde ou um domingo de manhã, com programação específica, diferente da rotina da casa, que pode reunir o pessoal da própria casa ou como motivação maior, convidar outras casas, outras cidades. Isto tem grande efeito no processo de união que esperamos sempre haja entre os espíritas.

Quando juntos e motivados pelo mesmo ideal, tornamo-nos muito mais fortes e realizamos muito mais. Daí a razão de que grupos deprimidos, estacionados, são justamente aqueles que se isolam, que se fecham. E observem que isto também ocorre individualmente. Pessoas que se isolam, que não convivem, vivem desanimadas, desmotivadas.

Costumo dizer que quem não participa, perdeu... E como perdeu! Afinal, deixou de beneficiar-se do melhor que o Espiritismo tem: seu conteúdo doutrinário. E este surge sempre quando os espíritas se reúnem, pois é exatamente na troca de experiências que o conhecimento se aprimora.

Em Matão, naturalmente há um colorido diferente. Não há como não pensar em Cairbar. A cidade está impregnada do dinamismo deste grande espírito. É realmente uma grande honra. Parabéns a equipe organizadora, à equipe de trabalho! Vocês estiveram ótimos!

Um das coisas que mais me empolga no Movimento Espírita é verificar, por onde vou, que o entusiasmo é sempre crescente. Há gente trabalhando por toda parte. Isto é próprio da Doutrina. Ela por si só já é empolgante e dinâmica, então produz esses magníficos frutos.

Bendita Doutrina Espírita que tanto bem nos faz!

Por nossa vez, façamos a nossa parte, oferecendo nossa quota de trabalho para fortalecimento dos grupos e centros que representam a força e grandeza do Espiritismo.

(Jornal Verdade e Luz Nº 171 de Abril de 2000)