Combustível indispensável

Valdeliz Souza Campos de Carvalho

de Ribeirão Preto, SP

O crescimento espiritual é o melhor combustível para o equilíbrio de todos os problemas humanos, sejam eles de qualquer natureza. Os mesmos ficam mais fáceis de solucionar e de equacionar quando se consegue a mudança interior, tão propalada pelas religiões e pela psicologia.

Existem, no entanto, vários aspectos do crescimento que são muitas vezes negligenciados, gerando a cristalização de idéias e do comportamento humano. Por exemplo, o homem esquece que sua vivência no plano físico é oportunidade para ir além de si mesmo.

É responsabilidade para fazer germinar as sementes da mudança e do crescimento constante, da ampliação da consciência, dos sentimentos com lucidez, usando a eternidade como moradia.

A vida está a disposição de todas as criaturas, sustentada pelo amor divino, que trabalha por todos, mas sempre por meio da ação intransferível de cada um.

O "conhece-te a ti mesmo" ainda é o caminho seguro para a solução dos problemas do relacionamento humano que fundamentam os sentimentos e as emoções, equilibrando ou desestabilizando o espírito.

A maneira de ser, pensar, falar e agir denota o grau de auto-conhecimento.

Analisar o próprio viver, refletir sobre o processo da auto-descoberta é o desafio lançado pela Providência Divina que oferece o presente como a chance do homem fazer frente a si mesmo.

Cada um é responsável pelo seu próprio destino, tendo por base a liberdade do Espírito, que o leva a assumir seu próprio poder de realizar seu crescimento e construir o futuro.

Esperar a intervenção positiva e espetacular dos desencarnados para a solução das dificuldades, seja na cura de doenças quanto nos acontecimentos do cotidiano não é proposta da doutrina consoladora.

Quando se recebe a bênção da reencarnação liga-se o ser imperativamente à tarefa que lhe compete realizar.

A vida para toda alma que triunfa é serviço, movimento, ascensão.

Os Espíritos de planos mais elevados não interferem invadindo um campo de ação que não lhes compete, favorecendo mais a desordem que a produtividade.

Não se pode comprometer o êxito espiritual que o viver e as experiências oferecem com bagatelas.

São necessárias ações práticas.

A vida é um curso intensivo que exige coragem e do qual não se pode fugir covardemente.

Orar e confiar sempre, é claro, no apoio de Deus, buscando o indispensável combustível do amor, essa força gloriosa que alimenta a vida e move os mundos.

Sem um conhecimento espiritual de profundidade em torno das causas que propiciam os acontecimentos humanos com a conseqüente metodologia para conduzir os efeitos, a harmonia moral, mental e física permanece sob complexidade de difícil condução.

A conquista da maturidade é lei natural e fruto do tempo. É a maior aquisição da alma, ou seja, a conquista de si mesmo, nas linhas da elevação do Espírito.

Quem conhece a verdade se liberta, porque tem condições de trilhar caminhos melhores e fazer escolhas com discernimento.

Recuar nunca! Em todos os campos de trabalho ou em qualquer estado que se esteja, nada existe sem recurso, por ser o Senhor Universal o grande suprimento de todas as necessidades.

(Jornal Verdade e Luz Nº 180 de Janeiro de 2001)